arte                    cultura                    poesia                    música                    artesanato                    pensamentos                    espiritualidade                    filosofia                    arte                    cultura                    poesia                    música                    artesanato                    pensamentos                    espiritualidade                    filosofia                    arte                    cultura                    poesia                    música                    artesanato                    pensamentos                    espiritualidade                    filosofia                   

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Conhecendo poetas: Rafael Pelissari

Queridos(as) amigos(as), 
É com enorme satisfação que compartilho este link do site da minha querida amiga Ekaterina Lutrova, que prefaciou meu livro "Um boêmio confesso e sua poesia" além do carinho na análise desta publicação sobre minha arte literária.
Gratidão. 
Abraços fraternais,

Rafael Pelissari

Nascido no dia em que é comemorado o dia nacional do livro, 29 de outubro, Rafael Pelissari inequivocamente foi absorto pela magia proveniente das páginas impressas com palavras; um amante de livros em sua universalidade - do conteúdo, da forma e da função. Já colecionava livros até mesmo antes de se alfabetizar, e, ainda criança com um mimeógrafo e autodidata, iniciou seu aprendizado como artesão de livros(...)
Continue lendo acessando o link abaixo:

https://ekatlutrova.wixsite.com/mundodapoesia/rafael-pelissari 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Incentive a arte e os artistas locais

Há tempos uma grande confusão permeia o dito universo artístico. Boa parte das pessoas acaba por confundir arte com entretenimento. Não são raros os casos em que as palavras “arte” e “artista” são usadas como substantivo e adjetivo para produções e pessoas que nada tem a ver com arte. As grandes produções do entretenimento - normalmente financiadas por empresários, empresas e até mesmo pelo erário – são moldadas de modo a criar uma atmosfera estéril, a qual não oferece nada de novo, nenhuma criação ou arte propriamente dita; o escopo final é meramente o de entreter o público.
Porém, diferentemente do que grande parte deste público pode imaginar, é que para que estes funcionários do entretenimento tão erroneamente chamados de “artistas” possam alcançar o sucesso, o dinheiro e a fama, é preciso acima de tudo que estes mesmos estejam em consonância com o seu patrocinador, agente, empresário e etc. Isso quer dizer que raramente ou nunca há imparcialidade, tampouco criatividade.

Arte é criação e expressão.
Para o artista, o objetivo final, é, justamente o de se expressar através da sua criação. Arte de artesãos, de artistas de rua, de pintores, de músicos, escritores e poetas independentes, demonstram não somente suas criações e dedicação a arte como também sua isenção, autonomia e liberdade criativa, sem estar à mando deste ou daquele patrocinador.

A verdadeira arte, independente, propõe ao público uma visão livre de amarras; criações libertas de moldes e, acima de tudo, o rompimento com paradigmas midiáticos, ideológicos e empresariais. 
E é claro que isso tem um preço.

Ser um artista independente requer garra para vencer toda a sorte de dificuldades tanto para criar, com a falta de recursos e materiais, como para conseguir espaço para a divulgação da sua arte. Mas para quem é artista, isso jamais é encarado como um impeditivo para a arte.

Fazemos o que fazemos simplesmente porque assim sempre o faremos. Como na máxima latina:
“Ars gratia artis” (a arte pela arte)

É imperativo atentar ao grande público que tem muita coisa boa sendo produzida no Brasil hoje, basta procurar. As plataformas digitais e redes sociais ajudam na divulgação, mas o compartilhamento de conteúdo é extremamente mais eficaz. Portanto, se aprecia a independência, a criação, enfim, a verdadeira expressão de arte, ajude a disseminar a arte compartilhando o conteúdo produzido pelos artistas independentes próximos a você.

Incentive a arte e os artistas locais!

Incentive a arte!

Este não é um artigo contra a indústria do entretenimento.
Este é um artigo a favor da arte!

Abraços fraternais,

Rafael Pelissari

             "Sad clown" por Barry Leighton-Jones

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Do discernimento, da liberdade e da simplicidade musical/artística


Nestes nossos dias, na nossa sociedade, tenta-se agradar o público independentemente do custo.
A arte, seja ela de qual natureza for, perdeu o seu espaço para as "criações" comerciais.
É empurrado ao público, que acredita de fato gostar do show, o mais baixo nível de 'advertising' para a venda do produto, apelando muitas vezes para elementos que nada tem a ver com arte para tal.
Não são raros os "artistas" que abusam da sensualidade, da sexualidade e da polêmica para estarem em evidência, e então, venderem o produto.

Há esquemas, há modelos específicos de como a música deve ser, sobre como a sensação deve ser, como a apresentação deve ser - para que possa ser inteligível, a fórmula funciona; todos conhecem a fórmula, eles criaram a fórmula e a fórmula funciona, mas não tem nada a ver com a expressão verdadeira, não há a verdadeira sensação de liberdade criativa.

A fluidez e a improvisação da vida até podem ser moldadas, mas não sem se perder algo, se perde a mágica.
É só através da regressão ao básico, ao simples, ao fundamental, à essência, é que compreendemos o verdadeiro e epílogo sentido da música.

Não é sobre o que dizem que deve ser, é sobre o que é;
Não é sobre o que se supõe estar sentindo, é sobre sentir;
Não é sobre ser o melhor, é sobre ser;
Não é sobre se perder, é sobre se encontrar;
Não é sobre o músico, é sobre a música.
A verdadeira harmonia.
Quando se trata de música, é sobre ser um humilde servo da natureza e do universo, ser o intermediário; é o conhecimento, é sobre a pureza e o saber tocar com a alma.
Quando se trata de música, liberdade é de tirar o fôlego; na vida, improvisar é a única saída.
O resto é um nada absoluto.

Abraços fraternais,

Rafael Pelissari


domingo, 10 de fevereiro de 2019

No início...

Olá queridos(as) amigos(as)!
Meu nome é Rafael Pelissari e sou poeta, músico e artesão.
Inicio este blogue POESIA & ARTE com o intuito de divulgar arte e cultura, como exemplo do projeto de popularização e propagação de cultura do Boteco Poético. Também utilizarei o blogue para divulgar minha arte, quer seja nas artes literárias, na música e artesanato, bem como publicarei minhas opiniões acerca dos mais variados assuntos, devaneios, reclamações e pensamentos.
Espero que gostem do blogue, e, como um libertário, deixo-vos livres para opinarem e ajudarem na construção deste site.
Abraços fraternais,
Pelissa


SER OU TER? (LIBERDADE x SEGURANÇA)

A pergunta do título pode passar a dúbia impressão para muitos que as duas situações não são necessariamente excludentes, ou seja, que para...